quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Exercitar o cérebro é necessario

É isso mesmo pessoal, não é só o nosso corpo que precisa de malhação... nosso cérebro também precisa ficar "sarado". 

Quando ouvimos a palavra "exercício" é comum pensarmos em atividades físicas, como a caminhada, natação e musculação. Isso porque muitas pessoas se preocupam com a melhoria do corpo por meio dessas atividades. Só que uma parte importantíssima acaba às vezes esquecida: o cérebro.

Vocês sabiam que nascemos com cerca de 100 bilhões de neurônios e não ganhamos mais nenhum ao longa da vida?? Então precisamos exercitar esses neurônios para tornar nossa mente mais ativa. 

O cérebro é uma máquina maravilhosa. Pesando pouco mais de l quilo e representando apenas 2% do peso total de um homem adulto, ele gasta 20% de toda a energia despendida no corpo. Pense na batida inconsciente do coração, nas pálpebras piscando, na respiração contínua dos pulmões, nos alimentos sendo processados pelos intestinos, numa perna que se move. Tudo isso é organizado e dirigido pelo cérebro. Pense nas suas emoções, na atração sexual, no amor entre pais e filhos, nos sonhos e pensamentos. Eles também são produtos do cérebro. Sua missão mais elementar é recolher os estímulo externos, captados pelos sentidos, e transformá-los em impulsos elétricos que percorrem os neurônios. Toda essa informação é catalogada e arquivada na memória. É a ela que o cérebro recorre quando precisa tomar decisões, comandar os movimentos corporais e organizar o pensamento.

Pois bem, o cérebro alimenta todo o nosso sistema, portanto, exercita-lo é fundamental para uma vida saudável.




Manter o cérebro ativo também é fundamental para evitar as perdas que vêm com a idade. Com o passar dos anos, os neurônios vão perdendo conexões e isso gera degenerações. A medida que vamos envelhecendo vamos perdendo a qualidade de raciocínio e as funções cerebrais, tudo isso devido a essa debilidade dos neurônios. E como todos sabem, Os neurônios são células que não se regeneram.

Os exercícios físicos impulsionam e fortalecem as conexões entre as células, entre elas, os neurônios.  Ajudam também a estimular as áreas cerebrais associadas com a memória e aprendizagem, a previnir o Mal de Alzheimer e ainda reduz o risco da demência na velhice.

Vivemos em um cenário de mudanças rápidas, em que a busca do conhecimento, as tarefas do dia-a-dia e outras tantas atividades impõem uma rotina agitada a muitas pessoas, o que exige muito da mente. Mesmo que o nosso cérebro tenha múltiplas capacidades, devemos aprender a desenvolvê-las.

É necessário uma boa alimentação... use a abuse do Ômega-3, que compõe boa parte da massa cinzenta e é fundamental para a atividade dos neurônios. Pode abusar também dos vegetais porque eles ajudam a manter o cérebro jovem e reduz a velocidade do declínio mental.

Algumas dicas:

Viaje, vá ao teatro, visite museus, leia, brinque, faça palavras cruzadas, jogue xadrez, damas, bingo, dance, abandone algumas vezes a calculadora, crie um blog, etc.

Olha que interessante:
De aorcdo com uma peqsiusa de uma uinrvesriddae ignlsea, não ipomtra em qaul odrem as Lteras de uma plravaa etãso, a úncia csioa iprotmatne é que a piremria e útmlia Lteras etejasm no lgaur crteo. O rseto pdoe ser uma bçguana ttaol, que vcoê anida pdoe ler sem pobrlmea. Itso é poqrue nós não lmeos cdaa Ltera isladoa, mas a plravaa cmoo um tdoo.

Portanto o melhor conselho para quem quer turbinar o próprio cérebro é: use e abuse dele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário