terça-feira, 8 de março de 2011

Goulach

No sábado (05.03.2011) fomos almoçar na casa de minha sogra, foi um dia muito agradável. Eles preparam uma comida Alemã deliciosa e o melhor de tudo... minha sogra revelou seus segredos e agora vou compartilhar com vocês.
No almoço foi servido Goulach como prato principal, Klösse e Repolho roxo cozido, como acompanhamento.
Goulach:
O Goulash é um ensopado com um molho encorpado tradicional da Hungria, mas também é bastante consumido na Alemanha e Áustria.
Vou ensinar como fazer esse prato que de complexo não tem nada. Ele é um delicioso prato quente e o diferencial desse prato é que você pode usar carnes mais baratas, e mesmo assim, a carne vai ficar bem macia. Tudo vai depender do tempo de cozimento.
Ingredientes
  • 02 Kg carne - ela usou Filé Mignon, mas pode usar outras, como citei acima, a diferença será o tempo de cozimento;
  • 02 Kg cebola picadinha - o tanto de cebola será sempre o mesmo da carne.
  • Páprica doce;
  • Páprica picante;
  • Sal à gosto.
Preparo
Pica as cebolas e frita no óleo até que fiquem transparentes. Depois, despeja a carne cortada em cubinhos e mistura bem. Em seguida, coloca água até cobrir a carne. Deixa cozinhando. Acrescenta + ou - 30 gramas de Páprica doce, 15 gramas de Páprica picante e sal à gosto (minha sogra colocou 3 colheres de sopa). Deixa cozinhar até a carne ficar mole e bem macia. Caso a carne fique molinha e o caldo fique ralo e em grande quantidade, não se desespere... rs. É só acrescentar um pouco de amido de milho. Para essa quantidade seria + ou - 04 colheres de sopa.
Obs: Para fazer o goulach eles sempre usam uma panela grossa e fogo à lenha (veja foto abaixo). Nesse caso o tempo de cozimento é de 2 a 3 horas. Caso você não tenha um desse disponível, pode usar o fogão convencional com uma panela de pressão que é grossa também. O problema está no tamanho do fogo que será bem menor, fazendo com que leve muito mais tempo para cozinhar direitinho.

A panela e o fogo usado

 Meu sogro preparando o Goulach   
                        
Meu pequeno alemãozinho adorooou

No próximo post coloco a receita do Klösse e do Repolho roxo cozido.


Um comentário: